• 00Banner_Samsung_Pay_920x239px_1.jpg
  • 0_ba_0018_18_banner_web_externo_920x239px_final.jpg
  • 1_Banner_Revista_Blog_1170x300px.jpg
  • 2_Blog_1170x300px.jpg

Saiba como escolher a sua cooperativa

Abrir uma conta no Sicoob e fazer parte de uma cooperativa proporciona muitos benefícios aos cooperados, como ter acesso a taxas diferenciadas para linhas de crédito, participar dos resultados financeiros, fortalecer a comunidade, entre outros.

No entanto, poder aproveitar essas vantagens requer trabalho e exige responsabilidade dos cooperados, como presença em assembleias, respeito ao estatuto e zelo por seu patrimônio. É que o cooperativismo atua com base na colaboração para gerar mais força e mais resultados.

Por isso o processo de escolha de uma cooperativa deve ser feito com calma, afinal de contas, você será dono dela, junto com uma rede de outros cooperados. Assim, analise com cuidado e esteja atento à sua credibilidade e outras características. Para isso, basta conferir as nossas dicas!

App Faça Parte

No nosso aplicativo há um caminho rápido e intuitivo para abrir uma conta – e essa ação exige a escolha de uma cooperativa. Depois de se cadastrar, você vai ter acesso a informações relevantes sobre as cooperativas às quais pode se associar. Aí, basta estudar a que mais tem a ver com o seu perfil, de acordo com as características abaixo.

Segmento

Saiba de qual setor econômico você faz parte. As cooperativas de crédito, normalmente, têm segmentos específicos, de acordo com a atividade profissional dos cooperados. Mas também há as de livre admissão, isto é, que aceitam qualquer pessoa.

Patrimônio e resultado

Esses itens correspondem ao montante de dinheiro que a cooperativa tem e o quanto ela compartilhou com os cooperados. Fazer uma comparação entre as riquezas das cooperativas pode ser interessante antes de aplicar seu dinheiro em uma delas, já que as sobras que você recebe no fim do ano dependem disso – além, é claro, da sua movimentação financeira.

Valor de ingresso

Ao fazer parte de uma cooperativa, é preciso comprar a sua participação. É uma relação parecida com a compra de ação de uma empresa. Assim, você adquire uma quota (ou mais de uma) e se torna dono da cooperativa também. Veja bem qual é o valor de integralização, compare e conclua o que acha mais interessante para o seu bolso. Não deixe de ler a próxima dica, que tem relação com esse valor!

Pagamento de juros ao capital

As cooperativas remuneram as quotas de participação que você compra ao se tornar um cooperado. Isso quer dizer que incidem juros sobre as “ações” que adquiriu, o que faz crescer o total investido para fazer parte da cooperativa. O melhor é que todo ano você recebe o valor desses juros. E, se um dia quiser deixar a cooperativa, todo a quantia de ingresso é devolvida, com as devidas correções monetárias.

Gostou das nossas dicas? Agora você está pronto para fazer parte desse sistema cuja base de crescimento é a união e que você também ajuda a construir e fortalecer.

JoomShaper